O Configurador de relatórios permite que você personalize a estrutura dos seus relatórios de forma prática e mantenha-os atualizados à medida que novas contas são criadas. Para acessá-lo, clique em Configurações Gerais > Configurador de Relatórios.
A janela que se abre é dividida em duas partes. Na parte esquerda, temos o plano de contas do grupo de relatórios:
Do lado direito, temos a estrutura atual do relatório, da forma como ele é visto pelo usuário final:
A LeverPro reconhece toda conta nova que é incluída no Plano de Contas. Seja por importação ou sincronização, o sistema faz o mapeamento das contas e leva todas as contas novas para o lado esquerdo do Configurador de Relatórios com o status de Não na coluna “Utilizada”.
Para fazer a inclusão dessas novas contas na estrutura, basta selecionar a conta a ser movimentada do lado esquerdo e do lado direito, selecionar o grupo onde essa conta vai entrar. Em seguida, clique na seta localizada no meio da tela para concluir a movimentação.
Feito isso, essa conta aparece automaticamente do lado direito e o status dela na coluna “Utilizada” muda para Sim.
Vale considerar que, toda conta analítica excluída do lado direito volta para o lado esquerdo com o status de Não na coluna “Utilizada”. Porém, ao excluir uma conta sintética, uma vez que ela é criada na LeverPro, ela desaparece de forma definitiva, sendo necessário a criação dela novamente.
Após finalizar as alterações, lembre-se de clicar em salvar para que as modificações realizadas tenham efeito no seu relatório.
Na coluna de "Ações", você encontra uma série de opções para personalizar seu relatório.
Ao clicar no ícone do lápis, é aberta uma janela com algumas opções de configuração do layout do relatório, como formato dos números, da fonte e das cores do relatório. Caso faça alguma alteração, ao final clique em salvar.
As configurações definidas serão aplicadas no seu relatório, contudo, para manter essas configurações de forma definitiva, clique no ícone de disquete no canto superior direito da tela.
Além disso, é possível mudar a estrutura toda de ordem e refazer grupos através das setinhas diretivas na parte superior da tela.
Por meio delas você pode movimentar as contas para baixo e para cima ao longo da estrutura e até mesmo fazer a indentação das contas utilizando as setas de direita e esquerda. Essa movimentação também é possível utilizando as setas do teclado, basta manter a tecla Ctrl pressionada enquanto realiza a movimentação.
Você vai observar que em algumas linhas do relatório, na coluna de "Ações", o ícone de lixeira aparece em vermelho, o que significa que essa linha não pode ser excluída. Isso acontece, porque essa linha em questão está sendo utilizada em alguma memória de cálculo.
Ao tentar excluir uma dessas linhas, o sistema dará um alerta informando em qual parte do relatório essa informação está sendo utilizada como parte do cálculo.