No canto superior direito do seu relatório, há um ícone que representa os Filtros.
Clicando nesse ícone, você vai perceber duas categorias de filtros: os filtros padrão da LeverPro e os filtros personalizados.
Analisando as opções de filtros padrão, você encontra:
Casas Decimais: você tem a opção de selecionar nenhuma ou até três casas decimais. Ao selecionar uma das opções e clicar em “atualizar”, o sistema coloca 2 casas decimais para cada linha no relatório.
Base: apresenta três opções de base numérica: divisão por um, divisão por mil, e divisão por milhão. Ao selecionar uma das opções, ele vai converter todos os números do relatório fazendo a divisão deles pela base selecionada.
Cenários: as opções disponíveis são configuradas conforme solicitado pelo cliente. Você pode selecionar um ou mais cenários a depender da sua análise. Basta clicar sobre o nome do cenário desejado e em seguida em atualizar para aplicá-los.
Caso selecione mais um cenário, você verá em cada mês do seu relatório as colunas com sinal de “mais”(+).
Ao clicar no “mais” (+), você verá sua coluna expandida com os totais de cada cenário selecionado.
Se você quiser mudar a ordem em que as colunas de cenário aparecem no relatório, basta retornar ao filtro e selecionar cada cenário na ordem que você quer que eles apareçam.
Lembre-se que é possível selecionar quantos cenários desejar.
ACM – Acumulado do Exercício: selecionando essa opção, é criada uma coluna à esquerda, que traz o somatório de todos os meses selecionados para o exercício. A informação é apresentada por cenário, portanto, para cada cenário selecionado é gerada uma coluna de acumulado.
Total – A coluna de Total, diferente da coluna Acumulado do Exercício, faz o somatório de todos os meses selecionados, independente do exercício escolhido.
Análise Horizontal – selecionando essa opção abrem-se duas colunas: uma de valor nominal e uma de percentual. Essa funcionalidade tem por tem por objetivo fazer o comparativo entre diferentes períodos de uma demonstração financeira. O cálculo é aplicado para cada linha do seu relatório.
Análise Vertical – ao selecionar essa opção o sistema calcula a porcentagem de participação de cada conta com base na linha de referência definida pelo usuário nas "Configurações Gerias", geralmente a linha de Receita Líquida.
Análise Vertical Hierárquica – nessa análise, o sistema não usa uma linha específica como referência e sim o pai do grupo de contas como referência para o cálculo. Ou seja, é mostrada uma análise hierárquica.
Código – o sistema abre uma coluna à esquerda, mostrando o código original das contas analíticas no plano de contas.
Esconder Linhas /Colunas Vazias – servem para deixar o relatório mais limpo. Ao selecionar essa funcionalidade, o sistema esconde as linhas e colunas que não tiveram valores no período selecionado.
Esconder Colunas de Valores – o sistema esconde os meses, deixando visível no relatório somente a coluna de Acumulado. Para isso, é necessário que a opção de “ACM – Acumulado do Exercício” esteja selecionada.
Linhas Sintéticas – o sistema esconde as linhas que compõem a estrutura do relatório, deixando visíveis apenas as contas analíticas.
ID – cada linha vai ter um número único que não se repete, o que ajuda na identificação de contas, especialmente as que se repetem em mais de um grupo de contas.
Média – é a soma dos períodos selecionados, dividida pelo número de meses selecionados. O sistema também calcula a média do Acumulado por cenário selecionado.
Mini gráfico – é uma representação gráfica que mostra a evolução de cada umas das contas ao longo do período selecionado.
Variação Horizontal – faz um comparativo entre dois cenários no mesmo mês. Ele avalia de forma nominal e percentual como foi a variação entre os dois cenários.
Finalizando a parte de Filtros Padrões, temos o filtro de Rateio, que acompanha o módulo de rateio avançado. Através dele, você consegue escolher os valores originais sem rateio e os valores que foram rateados pelo módulo de rateio avançado.
Continuando em Filtros, temos os Filtros Personalizados que podem ser configurados de acordo com a demanda de cada empresa, conforme alinhado durante o período de implantação.
Todos esses filtros personalizados possuem a mesma lógica de utilização dos filtros padrões. Basta selecionar e clicar em atualizar para aplicá-los. Através deles é possível fazer a filtragem dos dados em cascata, em que você filtra uma informação e ele automaticamente já faz uma filtragem no outro filtro.