Existem algumas funcionalidades disponíveis dentro do relatório da LeverPro. Clicando em qualquer linha com o botão direito do mouse, a plataforma oferece algumas opções. Vale ressaltar que as opções variam a depender do nível de conta que o usuário está analisando (sintética ou analítica) e de onde o mouse está posicionado (sobre um valor ou sobre a descrição da uma conta).
Clicando sobre a opção “Evolução e Composição”, a plataforma carrega um gráfico dinâmico, em que no primeiro quadrante ele vai mostrar um gráfico de evolução da conta que foi selecionada, bem como os meses que estavam selecionados no relatório. No segundo, temos os gráficos de composição e composição acumulada (Pareto) dos grupos de conta.
Cada gráfico possui um botão de ações que possibilita colocar o gráfico em tela cheia, imprimir e salvar como imagem ou pdf.
Caso esteja analisando uma linha sintética que não tem composição, como é o caso Lucro Bruto, por exemplo, clicando sobre a opção “Evolução e Composição” ele traz apenas o gráfico de evolução.
Ao clicar nessa opção ele vai, automaticamente, salvar na pasta de Download o arquivo exportado. Ao abrir o arquivo, você verifica o relatório com a mesma identidade visual apresentada no sistema, bem como o mesmo número de meses selecionados na plataforma, o nível de abertura das contas e as fórmulas.
Para utilizar essa funcionalidade, é necessário estar com o mouse posicionado sobre um campo valor.
Ao clicar na opção “Adicionar Comentário”, abre-se uma janela em que é possível registrar o comentário de forma detalhada, bem como escolher uma cor, dentre as opções da cartela disponibilizada pelo sistema, para destacar o comentário.
No campo “Compartilhar” é possível definir com quais grupos de usuários (cadastrados na Gestão de Usuário) esse comentário deve ser compartilhado. É possível, inclusive, selecionar mais de um grupo. Caso opte por não fazer o compartilhamento, esse comentário fica como lembrete para o usuário que o criou.
Ao clicar em salvar, é possível ver que no canto superior direito da tela fica um marcador na cor escolhida identificando que foi registrado um comentário naquela célula. Passando o mouse sobre o marcador é possível verificar quem fez o comentário, quando foi feito e o que está sendo comentado. Para o usuário criador do comentário ainda são disponibilizados os botões de editar e excluir.
Ao analisar um relatório, caso deseje detalhar algum valor, verificando o que compõe esse lançamento, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o número no nível mais analítico e clicar em Detalhes do Razão.
Feito isso, será aberto o razão contábil para o lançamento escolhido, mostrando tudo que compõe aquele valor.
As Colunas do Detalhes do Razão também podem ser personalizadas. É possível fazer essa configuração, por exemplo, por débito e crédito contabilizando a movimentação do mês escolhido.
Enquanto o Detalhes do Razão traz apenas informação dos valores referente à célula selecionada, o Visualizar Base vai trazer todos os lançamentos do período e das bases selecionadas.
Clicando com o botão direito do mouse sobre o relatório, você tem a opção “Exibir” que te permite selecionar as colunas que você deseja deixar visível no relatório e também a opção de “Exportar XLS”, que automaticamente gera um arquivo em Excel na pasta de Download do seu computador.