Todas as vezes que for feito o processo de atualização das informações, seja via sincronização, conexão e atualização direta das informações vindas do ERP ou importação via carga dedados em Excel, é preciso identificar se existem contas novas que precisam ser alocadas na estrutura.
Mas como identificar que existem contas novas?
Acesse o menu lateral > Configurações Gerais > Configurador de Relatórios
No canto superior direito da tela, escolha o relatório que foi atualizado.
Feito isso, ele irá carregar a estrutura do relatório escolhido e vai trazer a informação no canto superior esquerdo da proporção de contas carregadas x utilizadas, sinalizando se existem contas novas a serem incluídas na estrutura.
Na coluna "Utilizada”, você consegue filtrar apenas as contas com o status “Não”, facilitando a identificação e análise das contas que ainda não estão alocadas na estrutura.
Feita a identificação das contas, você pode fazer o processo de alocação, seja manualmente, pegando conta por conta e alocando em um grupo, ou fazendo o processo de classificação automática, que só é possível se você utilizar o código contábil completo, seguindo um padrão hierárquico.
Para realizar o processo de classificação automática, basta clicar no ícone indicado na imagem abaixo para que as contas sejam incluídas na estrutura, conforme sua hierarquia.
Pelo processo de inclusão manual, selecione a conta a ser incluída do lado esquerdo da tela e então selecione, do lado direito da tela, o grupo ao qual ela deve pertencer. Repare que as contas selecionadas ficam destacadas em azul.
Após a seleção das contas, clique na seta no centro da tela para concluir a movimentação e depois clique em salvar, para confirmar as alterações realizadas.